Home   Apresentação   Explicando Umbanda   Orixás e Seus Poderes   Fundamento de Santo   Magia   Ocultismo   Conhecimento   Mitos   Natureza   Artigos   Perguntas/Respostas   Cursos   Produtos   Agenda/Eventos   Fotos   Links   Livro de Visitas   Escola Curimba Ecologia   Fale Conosco  

Voltar Página Principal

APRESENTAçãO

A Caminhada

Tendo uma vida material dificil, mas uma vida espiritual rica em caridade, em acontecimentos e muitas novidades e após mais de 7 anos no terreiro de sua madrinha de santo em Belo Horizonte o Terreiro de Santo Antonio no Bairro de santa terezinha, estava lá desde os 14 anos , e discordando de muitos fatos que recheiam o dia a dia do terreiro e que o desgostava muito, o jovem Jose Valdevino agora já totalmente desenvolvido como médium e tendo como Guia Chefe de Cabeça o Caboclo Sete Flechas da Jurema , inteligente e ativo e agora com 22 anos, muito conhecido em seu torrão natal a cidade de GOVERNADOR VALADARES e em BELO HORIZONTE por seus dons mediúnicos " Zé do Santo" como era conhecido, devido a muitas caridades feitas por seu povo espiritual, decide dirigir-se à maior capital do país aonde suas chances materiais fossem maiores e seus dons espirituais fossem menos conhecidos pois estavam lhe trazendo transtornos.

Eis que decide dirigi-se para São Paulo. Em São Paulo trabalhou por diversos anos como pintor residencial nas grandes mansões paulistanas da zona sul, volta a Minas gerais apenas para buscar sua mãe e sua esposa e seu irmão.

Durante anos mantem-se afastado dos terreiros. Eis que em mais um dia de trabalho, numa manhã o jovem Valdevino com sua esposa e sua mãe dirigiam-se a sua labuta diária, estando os três em uma ponto de onibus, Rua Zilda esquina com Rua Prof. Dario Ribeiro no Bairro da Casa Verde Alta na Zona Norte de São Paulo, conversando animadamente sobre o final de semana, eis que surge vindo não sei de onde um caminhão desgovernado , que os atinge em cheio.

Como por milagre todos sairam com escoriações leves , sómente o mais atingido foi o jovem Jose Valdevino, que foi obrigado a permanecer diversos dias no HOSPITAL DAS CLíNICAS. No entanto este era um aviso do povo espiritual do jovem Jose valdevino de que suas "férias estavam no final" visto que o mesmo , não queria "saber de terreiro", como ele mesmo dizia. Já há 5 anos após ter saido de Minas estava afastado dos terreiros.

Desta forma e após este fato, sua mãe e sua esposa iniciaram a busca por um terreiro para que o jovem médium Jose Valdevino continuasse a sua lide espiritual. Apesar da contrariedade do mesmo as duas mulheres foram a luta.

Após visitarem muitos terreiros, em um belo dia encontram um Caboclo de nome Sete Flechas das Almas , como lhes agradou a forma como corriam os trabalhos, não tardaram a chamar o jovem Jose valdevino para acompanhar-lhes nos trabalhos.

Muito a contra-gosto, dirigindo-se aos trabalhos de forma anônima, José Valdevino foi reconhecido pela Caboclo Sete Flechas das Almas como sendo cavalo de um de seus "manos", pois o jovem José Valdevino era médium do Caboclo Sete Flechas da Jurema. Logo estavam os os Caboclos Sete Flechas cumprimentando-se , novamente foram dias de caridade, vindo pessoas de muito longe que as entidades iam buscar para receberem as benção espirituais. Devido aos seus dons o crescimento de José valdevino no terreiro foi meteórica, novamente as filas de assistentes para consultarem com os seus guias formavam-se até sair de dentro do pequenino terreiro para a rua . Durante este tempo aconteceram alguns fatos que culminaram com o afastamento do Chefe do terreiro. O Jovem Jose Valdevino então com 27 anos foi eleito presidente e o novo chefe do terreiro, mas logo devido à algumas divergencias afastou-se e continuou a trabalhar em casa sózinho.

Eis que corrias os idos de 1960 e como a frequencia ao terreiro por parte de assistentes era muito grande, e a residencia de Jose Valdevino era pequeno, alguns assistentes de boa vontade resolveram alugar um comodo para o trabalho de caridade do Caboclo Sete Flechas da Jurema.

Eis que em um porão de 3x3 na antiga Rua ester nascia a CASA DE CARIDADE SãO SEBASTIãO CABOCLO SETE FLECHAS DA JUREMA , este foi o nome escolhido pois o patrono do terreiro do Caboclo Sete Flechas das Almas era São Sebastião.fOram fundadores do terreiro o Antonio da marilene, sua esposa marilene, Mãe maiza de Xangô Lode , Seu Joaquim.

Eram dias de dificuldades materiais , mas eram dias de alegria espiritual pois as entidades do médium Jose valdevino efetuavam muitas curas comandadas pelo Caboclo Sete Flechas da Jurema , humildemente ,sem cambonios ,sem tabaqueiros, sem corimbeiras, sem médiuns,sem cantos, batendo palmas, sómente com a voz forte do Caboclo Sete Flechas da Jurema a invocar os orixás, em um humilde comodo medindo 3x3 na antiga Rua Ester , esprimido entre os bucólicos, tortuosos e romānticos morros do antigo bairro da Casa Verde , localizado na Zona Norte de São paulo.

Tudo isto foi acontecendo vagarosamente, com o apoio de duas pessoas, ninguem menos que a mãe carnal, Dona Maria Clemência de Jesus (In Memorian) e da esposa de José Valdevino a Dona Alzira (In Memorian) ou "Mãe Alzira ou Madrinha" como passou a ser chamada posteriormente pelos médiuns da casa, Mãe Alzira era filha de Obaluaye e Oxun e seu Guia Chefe de Cabeça era o Caboclo Pena Verde. Mulher de personalidade fortíssima

Elas formaram com o Pai José valdevino as vigas mestres para a formação inicial do triangulo de sustentação espiritual, moral e social do terreiro que futuramente, muitos anos depois viria a ser o TEMPLO DE UMBANDA SãO SEBASTIAO CABOCLO SETE FLECHAS DA JUREMA e posteriormente a base da UMBANDA DA NATUREZA.

Pai Edson da Oxun

Voltar Página Anterior

Fundador
O Inicio
A Caminhada
Nascimento da UMBANDA DA NATUREZA
Primeiras Feituras
Aonde Chegamos
Quem Somos
Nosso Objetivo