TEMPLO DE UMBANDA SÃO SEBASTIÃO CABOCLO SETE FLECHAS DA JUREMA

RUA DOMICIANO RIBEIRO 442 - SÃO PAULO - SP
FUNDADO EM 1966

PRATICANDO A CARIDADE A 49 ANOS


O FUNDADOR

Pai Jose Valdevino da Silva nasceu nos arredores da cidade mineira de Governador Valadares aos 29 de março de 1935, era filho de Maria Clemência de Jesus. Teve uma infância humilde e dificil devido aos poucos recursos da região. Com grandes dons espirituais entrou para os terreiros antes de completar 10 anos de idade levado por sua mãe

Inteligente e sagaz, aos 22 anos ja era muito conhecido em seu torrão natal , possuindo o apelido de "Zé do Santo" devido ao trabalho espiritual que desenvolvia com os seus guias. Devido as poucas chances materiais que a terra natal lhe oferecia, foi tentar a vida em Belo Horizonte, e logo em seguida dirigiu-se para São Paulo.

Chegando em São Paulo tornou-se pintor residencial, e durante alguns anos foi a profissão que exerceu , antes de dedicar-se integralmente, ao seu Terreiro e a a fundação da UMBANDA NA NATUREZA. Pai Jose Valdevino exerceu ainda por muitos anos a função de Diretor de uma das maiores federações. do Brasil, a União de Tendas de Umbanda e Candomblé do Brasil, comandada por Pai Jamil Rachid.

Pai Valdevino também gravou UM CD com pontos cantados cujas letras e melodias vieram diretamente dos mensageiros espirituais.CD este que é muito repetido em todos os terreiros. Em alguns festivais que a Umbanda realizou ganhou muitos troféus dirigindo a curimba do seu terreiro.

Sendo um Homem a frente de seu tempo deixou a função de diretor da União para dedicar-se a fundação e direção da escola de Curimba Umbanda e Ecologia, pois visualizou que a Umbanda precisava preparar melhor os seus curimbeiros e tabaqueiros, visto que estes exercem uma função chave nos terreiros de umbanda. A Escola de Curimba Umbanda e Ecologia fundada em 1989 foi a segunda escola de curimba e uma das pioneiras em São Paulo e no Brasil.

Pai Valdevino ainda dedicou-se por vários anos a ministrar aulas para Zeladores de Santo, função esta que deixou por motivos de saude.
Pai Jose Valdevino faleceu aos 76 anos em 03 de outubro de 2010 as 11:00 em sua residência em um domingo.
Dedicou quase 70 anos da sua vida a Umbanda, sempre preocupado em fortalecer a estrutura da UMBANDA e das ESCOLAS DE CURIMBA e de todos aqueles que sempre estavam a beber-lhe os ensinamentos.

Pai Edson da Oxum

Pai José Valdevino de Alafin (1935 - 2010)

Voltar Página Principal