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CONHECIMENTO

Entendendo Ifá

IFá é um Sistema de Advinhação Sagrada originário da cultura africana Iorubá. Este sistema de Advinhação Sagrada é parte integrante da religião naturalista que nos foi legada pelos descendentes dos Iorubás escravizados no Brasil e que, com o passar de mais de um século, miscigenou-se com anteriores conhecimentos espirituais Bantos e Angolenses, vindo a constituir-se em um dos Três Pilares Místicos sobre os quais ergueu-se a Umbanda do Brasil, à ela legando, dentre outros, dois elementos principais : o conceito dos Orixás e o Jogo dos Búzios.

Mais tardiamente, quando passadas as fases da escravização e colonizacão, os estudiosos do esoterismo das religiões africanas reformuladas no Brasil deram-se conta de que, subjacente às graciosas e/ou confusas lendas dos escravos africanos, existiam uma Teogonia, uma Mística e uma Liturgia de grande alcance espiritual, cultural e social que haviam sustentado a fé dos descendentes daqueles povos, mesmo na tragédia da escravidão.

Consciente desta verdade, Léo Frobenius (1913), erudito pesquisador e etnógrafo ocidental, estudando a religião dos Iorubás, principalmente à época em que a mesma ainda não havia assimilado conceitos religiosos alienígenas de origens islâmicas e cristãs, disse com propriedade : "A religião dos Iorubás encontrava-se num estágio requintado de evolução, podendo medir-se pela religião grega, quer pelo número de episódios, quer pela riqueza de personagens, quer pela profundidade das instituições. " Nesse sistema religioso, a autoridade máxima e central pertencia aos Babalawo, denominação derivada de Baba (pai) + Li (tem) + Awo (segredo), ou seja, o pai que tem o segredo e que, no Brasil, ficaram conhecidos por Babalaô e, por vezes, simplesmente por Pai ou, ainda, Pai-de-Santo.

E qual era o "segredo" desses "Pais", ou melhor, com que conhecimentos místicos estavam investidos ? William Bascon (1969), etnólogo e sociológo norte-americano, afirma que eles eram : • "a autoridade religiosa que deve ter conhecimento acerca de todas as Divindades Iorubás e não meramente daquela que ele pessoalmente reverencia, funcionando para a massa de fiéis e também para os outros sacerdotes de divindades diferentes. Ele ajuda os fiéis a tratar com o amplo espectro de forças personificadas ou impessoais em que os Iorubás acreditam e a consumar, através da Divinação Ifá, os destinos individuais que lhes forem consignados por escolha própria desde o nascimento."

Entende-se assim a importância que a Advinhação Sagrada de Ifá teve para os descendentes de africanos escravizados, a qual foi repassada para todas as religiões que aceitaram o conceito das múltiplas Entidades Sobrenaturais de Origem Divina que, no Brasil, são conhecidas pelo título genérico de "ôrixá" : ela foi a Guardiã de suas verdadeiras origens espirituais, culturais e sociais. E é por causa de seus conhecimentos globais sobre os Orixás que os Babalaôs sempre tiveram e ainda têm uma bela, firme e complexa visão própria da Existência, na qual o Mundo Sobrenatural está em estreita relação com o Mundo Natural, considerados complementares entre si e que se fundem completa, harmônica e belamente na Casa de Ifá, ou seja, a própria Natureza.

Assim, a Religião dos Orixás, além de viva e atuante, é também fruto da convivência mais que milenar de nossos ancestrais africanos com a Natureza ou, melhor dizendo, talvez que o seu modo ver a Natureza fosse fruto de sua atávica convivência com as suas Entidades Sobrenaturais.

Trabalho de Umbanda
Entendendo IFá
Ifá e suas Raízes
Ifá e Orunmilá